Etapa 12 Lamego - Mesão Frio
Introdução
O grande rio do Norte
A caminhada entre Lamego e Peso da Régua é para recordar durante muitos anos. Entre os socalcos do Douro vinhateiro e o sulco escarpado do rio Varosa, passamos de Santiago de Sande a Valdigem por ponte medieval e aproximamo-nos de Peso da Régua a grande altitude, entre antigas quintas produtoras de vinho e o cais da Régua como horizonte. Atravessado o rio Douro, vale a pena caminhar lentamente na zona ribeirinha do grande rio do norte e recuperar forças para o que aí vem.
Entre Souto de Sergude e Fontelas, a subida é vertiginosa. Na verdade, sobe-se apenas 300 metros, por veredas íngremes e calçadas escorregadias. Ao entrar no concelho de Mesão Frio e percorrer a estrada até Nostim, o sentimento dominante é de total liberdade: as pernas seguem presas ao chão, mas o destino para o qual caminhamos está acima das coisas terrenas. É o tipo de liberdade que apenas o Caminho de Santiago proporciona.
A partir de Mártir, o trajeto é cómodo, sempre em descida até Mesão Frio, acompanhados pelo curso do rio Douro, silencioso e próximo companheiro que nos guia lá em baixo, e para o qual olhamos de vez em quando em deslumbramento.